Duas esculturas de Michelangelo denominadas Les Esclaves (os Escravos) fazem parte da lista das principais obras do museu do Louvre.
Um dos escravos se chama Le Captif – o Cativo – uma obra inacabada, simbolizando um homem que se debate em uma contorção brutal.
O outro foi denominado Esclave Mourant – Escravo Morrendo – e simboliza um homem jovem e belo, entregue a um sono talvez eterno.
Estas duas esculturas chamam atenção pela contradição dos sentimentos que elas exprimem: de um lado a rebelião, e de outro, a aceitação, a entrega.
O escravo Mourant foi objeto de vários debates. Estaria ele morrendo lentamente, se abandonando ao sono eterno ou, ao contrário, este jovem imberbe estaria em um êxtase sensual profundo? O braço esquerdo serve de apoio para a cabeça ligeiramente inclinada, a mão direita acaricia o corpo desnudado e o rosto exprime um prazer intenso?
Diante desta obra de um dos maiores artistas de todos os tempos, ficamos indagativos e mergulhados em um prazer estético intenso.
Leiam o primeiro artigo que escrevi sobre as principais obras do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
34 Comentários
Beatriz Arous
Lina/Rodrigo,
Primeiro quero dizer que adorei o blog, com certeza é o melhor guia turístico de Paris para brasileiros!!!
Nunca fui a Paris e irei pela primeira vez no final de janeiro chego ai no dia 28/01 a noite e vou embora no dia 03/02 de manhã. Tinha me programado para ir no Louvre no 01/02 que é o primeiro domingo do mês e aproveitar que é grátis, mas fiquei com uma dúvida: o Louvre é sempre cheio, mas no primeiro domingo do mês é mais cheio que o normal? Separei um dia para ele, pois é meu sonho conhecê-lo!
Rodrigo Lavalle
Beatriz, sim, no 1° domingo do mês o Louvre é mais cheio que o normal.
Abraços.
Mariana
Muiito imteressante isso !!!
José Rodrigues
Estas estátuas são muito bonitas mesmo, imperdíveis.
Quanto aos raspadores estou com a Suely, fica no d! Orsay e é um dos quadros mais lindos de lá, na minha opinião
beatriz
so duas pq?
Sueli OVB
OTAVIA
Achei muito estranho esse seu comentário. Gosto muito desse quadro e ele sempre me chamou muito a atençaõ. Fui pesquisar e agoa posso lhe dizer com precisão que você está fazendo uma pequena confusão. Esse quadro, ao qual se refere, se não me engano, é de Caillebotte e está no Musée d’Orsay.
Na verdade são três, os raspadores de piso e o quadro se intitula Les raboteurs de parquet. É um óleo sobre tela, de 1875, que mede 102/ 146,5 cm. Fonte: Guia Oficial do Musée d’Orsay, pág 125.
otavia
Lina
Estive algumas vezes no Louvre, e só na última (2008) vi uma pintura maravilhosa. Nao sei o nome e nem o autor!. É um quadro grande (1,5 x 1,3 m, mais ou menos) mostrando dois raspadores de piso numa sala grande, e próximo aos dois tem cops e uma garrafa de vinho. Tenho procurado muito, quem sabe vc pode me ajudar. Obrigada e parabéns pelo blog, tao completo.
Jane
Lina, imagino o prazer em ver essas obras… só conhecidas através de reproduções.