.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1761 Comentários
Paulo
Como consigo o seguro saúde
Rodrigo Lavalle
Paulo, pesquise nesse site inúmeras empresas que vendem o seguro saúde e de repatriamento: http://bit.ly/2ebFSvb. Se você possui cartão de crédito internacional verifique junto a empresa, eles também costumam vender esse seguro.
Ana Carolina de Souza Medeiros Abi Alí
Boa tarde! gostaria de saber quais são os documentos necessários em mãos para entrar na França?
Rodrigo Lavalle
Ana, leia nesse artigo uma lista bem explicada de todos os documentos necessários para entrar na França: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas.
christopher
Rodrigo eles não podem me mandar por e-mail eu imprimir e levar ? sabe quanto tempo chega do no brasil ? saindo de Paris
Rodrigo Lavalle
Christopher, veja o que a lei francesa diz “Atestado de acolhimento – “attestation d’accueil” é um documento oficial (Cerfa n°10798*03) emitido pela Mairie ou Préfecture do município onde mora a pessoa que irá acolher o visitante na França. O visitante deverá apresentar este documento, versão original, à Polícia da Fronteira no momento da chegada, em caso de controle.”
Você pode ler o texto no site oficial do Consulado Geral da França no Brasil (item CONDIÇÕES DE ENTRADA NA FRANÇA, sub-item COMPROVANTE DE ESTADIA) aqui: http://saopaulo.ambafrance-br.org/Bem-vindo-ao-setor-de-vistos.
Maycon
Olá Boa tarde eu e minha esposa gostaria de saber como que faz p entra na França agente quer passar os 3 meses e depois agente quer ver como, que faz p morar na França, tem um amigo nosso la e ele e casado com uma Francesca
Rodrigo Lavalle
Maycon para entrar na França como turista é preciso ter os documentos que citamos no artigo acima. Leia esse outro artigo que explica mais detalhadamente: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas.
christopher
”no caso de turistas é preciso ter uma carta de acolhimento emitida pela prefeitura do bairro onde a pessoa que vai receber o turista mora. Creio que no seu caso também. O Consulado é o local mais indicado para você solucionar essa dúvida.”
depois disso eles podem mandar por e-mail ? ou tem que mandar pra minha residencia no brasil ?
o registro pode ser feito no cartorio de la?
Rodrigo Lavalle
Christopher, a carta deve ser enviada para você pois é preciso apresentar o original na imigração. A carta de acolhimento é pedida/feita na “mairie” (prefeitura) do “arrondissement” (bairro) onde a pessoa que irá lhe receber mora.
Jetson junior
Pq meu tio vem aqui ni brasil ajeita os documentos necessarios para eu ir
Rodrigo Lavalle
Jetson, sugiro que você entre em contato com o Consulado Francês aí no Brasil. Se você tem cidadania francesa só precisa do seu passaporte francês para entrar na França mas, por ser menor de idade e estar se mudando de país sem os seus pais, você precisa de uma autorização deles.