Sophie Pedder dirige a revista Economist em Paris. Recentemente ela publicou um artigo, no suplemento Intelligent Life, sobre a famosa questão: os parisienses são mal educados?
Não conheço o artigo mas li a entrevista que deu à revista francesa Le Point.
Seu ponto de vista é idêntico ao meu. Os turistas chegam à capital pensando que os parisienses são mal educados e arrogantes. Na realidade tudo depende da maneira como estes são abordados. Cada país tem suas regras e códigos. Uns respeitam mais que os outros estas regras. Os parisienses dão uma grande importância aos pequenos detalhes do cotidiano, à etiqueta que ordena as relações sociais.
Sophie Pedder cita dois exemplos corriqueiros. O simples boa noite senhor endereçado ao garçon resulta na melhor mesa da brasserie. Ao entrar no elevador, todos dizem bom dia e na saída até logo. Em Londres, o escritório da revista se encontra em um andar elevado de uma torre e o silêncio total dentro do elevador é a regra de ouro.
Na entrevista do Le Point, a jornalista inglesa cita, para terminar, seus dois lugares preferidos de Paris. Nesta aspecto também estamos em sintonia. Ela gosta do restaurante L’Atelier de Joël Robuchon e da praça Furstemberg. No meu Roteiros para Paris em quatro dias levo os leitores até esta praça, um cantinho mágico da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
23 Comentários
Juliana
São grosseiros! Estava na calçada hoje com as amigas, assim que saímos de uma loja de impressão e senti algo batendo em minha perna, quando olhei era uma Senhora com a bengala e me chamando de estupida. Sinceramente, não estava atrapalhando a passagem, até porque a calçada era bem larga. Tenho uma coleção de episódios de grosserias francesas! Os brasileiros não são refinados mas são cordiais e bem humorados.
FRANCISCO WELLINGTON
Nos brasileiros acostumados a fazer amizade até na fila do banco esperamos que a reciproca seja verdadeira e como diz no texto CADA PAÍS TEM SEU CÓDIGO E COSTUMES, cabe nos respeitar ..
Mari
Eu e minha familia passamos 8 dias em Paris e não tivemos problema algum, acredito que os parisienses são educados quando os turistas também são, é muito comum vermos brasileiros falando alto, quase aos gritos, muitos não pedem licença, nem desculpas e muito menos: por favor. Ainda não dá! Gostei muito de Paris.