Em um dos primeiros artigos publicados no blog enumero as principais obras do Museu do Louvre. O museu é enorme, dividido em vários departamentos, organizado por alas em vários níveis. Uma visita pede um certo preparo, senão os turistas arriscam um colapso por exaustão e, o mais grave, sem terem visto as obras que simbolizam o museu. Esta história de colapso provocado por fatiga intensa é verdadeira e os japoneses representam a nacionalidade mais atendida na enfermaria do Louvre.
Entre estas obras que simbolizam o Louvre, se encontra a Vitória de Samotrácia.
O monumento é composto por uma estátua de mulher alada, a deusa mensageira da Vitória, e repousa sobre uma base representando a proa de um navio. A deusa porta um vestido de tecido leve que cai até aos pés e as pregas foram realizadas com uma grande virtuosidade. Ela acabou de pousar e veio dar a boa notícia.
Este monumento foi encontrado na ilha de Samothrace, situada no mar Egeu, no nordeste da Grécia.
Em 1863, o vice consul da França ordenou uma prospecção para encontrar belos objetos para os museus franceses. A estátua foi achada em fragmentos, enviado para Paris e reconstituída pelos especialistas.
Em 1875, um arquiteto austríaco, encontrou no mesmo lugar as pedras que formam o navio onde pousa a deusa. A cabeça e os pés não foram reconstituídos e as mãos foram encontradas em 1950.
Nenhuma outra região grega da época helenística forneceu uma estátua comparável à esta.
Ela está colocada de frente, no alto da escada Daru, no primeiro andar da ala Denon, no departamento escultura grega.
Esta obra inspirou o artista francês Yves Klein. Ele a reproduziu utilizando o seu azul, uma cor criada por ele e que caracteriza várias das suas obras. Na entrada da Opera Bastille, em Paris, se encontra um exemplar da Vitória de Samotrácia de Yves Klein.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
26 Comentários
ludimila
mas não fala o que aconteceu com a cabeça
Lina
Ludimila
O Louvre não a tem. Acho que a cabeça nunca foi encontrada. Mas não estou certa.
Edson
Psyché ranimé par le baiser de l’amour
A minha preferida
Mada
Complementando a Alba, NIKE eh vitória em grego.
Dai a inspiração das asas no símbolo da empresa Nike.
Alba
Legal os comentários!! O que posso dizer também sobre a Deusa Victória é que me apaixonei, pela leveza, pela história. Paris é imperdível. Acrescento que tive contato com a mesma estátua na Grécia e em Éphesos na Turquia e que esta escultura inspirou a marca Nike. Vê-la tantas vezes e em lugares tão diferentes me faz relembrar sempre desta estátua e de sua imponência. É simplesmente arrepiante vê-la!
Monica
SniFfer!!!
Use ceroulas!!! è bem mais eficiente !!!!!