A pirâmide do Louvre é um projeto do arquiteto sino-americano I. M. Pei. Inaugurada em 1988, está situada na praça central do museu, a Cour Napoléon, e funciona como entrada principal.
A Pirâmide do Louvre, entrada principal do museu. Foto de Armando Reques no Flickr
A construção deste edifício provocou um grande debate. O argumento da turma do contra era que esta forma futurista, com um estilo internacional, estava fora do contexto clássico do museu. A turma a favor considerava que o choque entre o contemporâneo e o clássico era interessante.
A contraste entre o velho e o novo. Foto de Gabriel Villena no Flickr
Nós dizemos sim a pirâmide, na realidade são cinco pirâmides. A grande central, três menores nas laterais e nas costas da central e a quinta, a chamada pirâmide invertida, que se encontra no interior do Carrousel du Louvre.
Duas das cinco pirâmides de vidro do Louvre.
Foto de Julio Fraire no Flickr
A grande pirâmide é uma estrutura de vidro e metal, medindo 20,6 m de altura sobre uma base quadrada de 35 metros de lado. Ela possui 603 losangos e 70 triângulos de vidro. Um mito diz que o número de placas de vidro da pirâmide é exatamente 666, número associado a satã. Este mito reapareceu quando Dan Brown confirmou esta informação no Da Vinci Code. Na realidade a pirâmide possui 673 placas, de acordo com informações oficiais do museu.
Eu fui durante oito anos aluna da escola de história da arte do museu. Durante todos estes anos eu a admirei como se estivesse vendo-a pela primeira vez. Uma construção perfeita. Maravilhosa do exterior ou do interior.
Um detalhe divertido, limpar os paineis de vidro é uma história complicada. São alpinistas que se encarregam desta tarefa altamente escorregadia.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Leia também:
- Seis obras que você não pode deixar de ver em sua primeira visita ao Louvre
- Como entrar no Louvre sem filas
- Visita guiada ao Museu do Louvre
- O Museu do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial
- O restauro da Vitória de Samotrácia
- O departamento das artes do Islã no Louvre
- Paris Musem Pass, que dá acesso a mais de 60 monumentos e museus em Paris
Conheça também nosso guia O Essencial do Museu do Louvre. Escrito pela arte-educadora Patricia Camargo e ideal para quem pretende visitar o Louvre pela primeira vez, este pequeno guia apresenta as principais obras do Louvre e explica a importância de cada uma delas. À venda no site hotMart.
Conheça os apartamentos para alugar perto do Louvre da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
57 Comentários
Mathy
Tem um artigo bem legal na internet chamado “A verdade sobre a pirâmide invertida do Louvre”, que dá explicaçoes mais detalhadas sobre esse assunto http://bit.ly/2jC3Sq4
PaulinhoNYC
Maria Madalena enterrada lá? Please. Stop it. Não confunda as coisas. Não viaja. Ou melhor, viaje e aproveite o Louvre.
Sara
Logo que se entra na Piramide, observa-se uma escultura de uma pessoa que parece que está coberta e amarrada, bem ao meio da pirâmide. Procurei na internet e não encontrei informações sobre ela, vc sabe me dizer algo?
Obrigada