Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.

Os 20 arrondissements ou distritos de Paris
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1089 Comentários
Camila Mayara
Olá, Rodrigo! muito úteis suas informações. Mas ainda estou bem confusa sobre que bairro optar. Vou com meu namorado e queríamos um local com preço ameno (não ligamos para lugar luxuoso), com uma arquitetura mais antiga (tipo a cara de Paris), mas que fique numa região segura onde possamos vagar a pé. Agradeço desde já pela sua opinião.
Rodrigo Lavalle
Camila, clique aqui e veja dicas de hotéis ibis com bom custo/benefício e que ficam em áreas simpáticas e seguras de Paris e não muito afastadas do centro turístico da cidade.
JAIR
Boa tarde!
Estava olhando um IBIS no 14°, rue des plantes. Fiquei um pouco confuso porque li que é um bairro de classe média, mas muita gente fala que existem trombadinhas na rua, drogas, perigo. Fiquei com receio. Como é mesmo esse lugar?
O HOTEL é o IBIS PARIS ALESIA MONTPARNASSE.
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Jair, realmente o bairro é classe média mas, como o hotel fica perto de uma estação de trens, pode ser que aconteçam esses problemas. Você leu isso em algum site ou nas críticas sobre o hotel? Clique aqui e veja outros Ibis bem localizados que recomendamos.
tania
Em tempo, segundo informacoes dos usuarios, o alto fica proximo a estacao gare du nord, em rua com muitas lojas e comercio