O Rio Sena, que corta Paris ao meio, forma duas ilhas, que ficam no centro da cidade: a Île de la Cité e Île Saint-Louis.
A Île de la Cité é o coração histórico de Paris, é onde a pequena cidade de Lutecia nasceu. Não à toa, é aqui que se encontram os principais monumentos medievais da cidade: a Sainte Chapelle, a catedral Notre Dame e a Conciergerie.
A Notre Dame dispensa apresentações. Além de conhecer o interior da catedral, não deixe de subir no alto da torres. Além da linda vista da cidade, você poderá ver de perto as famosas e monstruosas gárgulas, as esculturas que fazem parte do sistema de escoamento de água da construção. E, claro, os imensos sinos!
A Sainte Chapelle e a Conciergerie ficam dentro do atual Palácio de Justiça do Estado Francês e são resquícios do primeiro palácio real da cidade, residência dos reis antes de o Louvre ocupar este lugar.
A Conciergerie foi utilizada como prisão – tendo Maria Antoineta como sua mais famosa prisioneira. A coitada saiu daí diretamente para a guilhotina que estava armada na atual praça da Concordia.
Você ainda vai encontrar na Île de la Cité a famosa Pont Neuf. Apesar do nome (ponte nova, em francês), trata-se da ponte mais antiga da cidade. A ponte liga as duas margens do Sena, tendo ao meio a Île de la Cité.
A pontinha da ilha forma um pequena jardim, chamado Square du Vert Galant, que fica no nível do rio Sena. Desça até lá e faça um gostoso piquenique vendo o movimento dos barcos no rio.
Indo em direção a outra ponta da ilha, quando chegar atrás da Notre Dame, peque a ponte Saint Louis que liga as duas ilhas. Nos finais de semana, essa simpática ponte de transforma em um enorme palco a céu aberto, com apresentação de músicos e artistas de rua.
Ao contrário da Île de la Cité, a ilha Saint Louis é residencial. Não há monumentos como na Île da la Cité: o silêncio (várias ruas são exclusivas para pedestres) é o seu maior charme, além da elegância das construções com suas belas fachadas.
Seguindo pelo Quai Boubon repare as mansões do século XVII. Em uma delas viveu Camille Claudel. Admire o Hotel de Nevers no número 25 e a Maison do Centauro no 45. No Quai de Béthune outras belas fachadas como o Hotel de Richelieu no número 16.
Após um passeio pelas margens do Sena, pegue a rua central que se chama Saint Louis en Île para tomar um sorvete Berthillon que está no número 31 desta rua.
Imperdível!
Compre ingressos para as torres da Notre Dame, Conciergerie e Sainte Chapelle na lojinha do Conexão Paris e evite filas nos locais.
Conheça os apartamentos para alugar na Île Saint-Louis da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
49 Comentários
Marisa
Olá Rodrigo, gostaria de saber se tem algum onibus que pasa próximo o Hotel Quartier Latim e vai para o lado direito do Rio Sena . Grata
Rodrigo Lavalle
Marisa, na rue Monge passa o ônibus 47. Para ir para o lado direito do rio Sena (rive droite) você deve pegar o 47 com destino final na Gare de l’Est.
Rose Batista
Oie td bem?
Gostaria de saber opiniões de turistas que foram pra Îlle de la Cité!
Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Rose, a Île de la Cité fica bem no centro de Paris, é um bairro da cidade. Lá ficam a Catedral de Notre Dame, a Conciergerie e a Saint Chapelle.
Paula
Oi Rodrigo!
Obrigada pelo seu rápido retorno e atenção. Por favor gostaria da sua ajuda para outro assunto. Comprei os livros restaurantes e 5 roteiros, já consta no meu cartão de crédito mas até agora não recebi o link para o pdf.
Obrigada! Abraços,
Rodrigo Lavalle
Paula, entre em contato com a Adriana no email [email protected].
Abraços.
Paula B.V.
Oi Rodrigo!
Por favor gostaria de saber como faço para chegar até a Ilha Cite? De lá vou a pé até a ilha Saint Louis, correto? Obrigada! Abraço. Paula
Rodrigo Lavalle
Paula, pegue o metrô linha 4 e desça na estação Cité que fica na ilha de mesmo nome. Da ilha Cité você caminha até a Ilha Saint-Louis.
Abraços.
neusa
Parabéns pelo vídeo sobre ilhas .Som e imagens falam por si. Até breve Paris .
jose carlos
Por enquanto me contento em ver pelo ”santo” Google earth,rs
jose carlos
Será que um dia Deus permitirá eu conhecer a cidade luz.
Gabriela Borges Henriques
Olá! O acesso para as torres de Notre Dame é somente por escadas? Questiono, pois minha mãe não pode subir escadas e gostaria de conhecer. Estaremos lá em janeiro/15. Grata. Gabriela
Rodrigo Lavalle
Gabriela, sim, o acesso é feito somente por escada, são 422 degraus.
Abraços.