Quando estiver passeando pela Avenida Champs Elysèes, você vai passar ao lado de dois lindos museus: o Grand e o Petit Palais. São duas construções monumentais que datam de 1900. O Grand Palais é um grande espaço de exposições, aberto ao público somente durante as excelentes exposições temporárias.
O Petit Palais, aberto o tempo todo, é o museu de belas artes da cidade, e possui uma coleção permanente, gratuita, que inclui obras de Delacroix, Toulouse-Lautrec, Courbet, entre outros. Mas o maior interesse do museu, na nossa opinião, não é o acervo (existem museus melhores em Paris). Você deve entrar no Petit Palais por duas razões fundamentais: a primeira para admirar a beleza desta arquitetura do início do século XX, que mescla a arquitetura art nouveau com o estilo clássico de revestimento de pedras.
Repare a porta de entrada, um maravilhoso trabalho de ferro forjado, e as esculturas da fachada:
No interior do museu, veja os mosaicos do solo, as colunas esculpidas, e as pinturas murais.
As salas de exposições se abrem para um jardim interno com delicioso restaurante que também funciona como um café. Esta é a segunda razão para você entrar no Petit Palais! Faça uma pausa na hora do almoço neste jardim e coma desfrutando do espírito do lugar.
Demais pontos turísticos perto da Avenue des Champs Elysées:
Veja também:
- Os museus gratuitos de Paris.
- Conheça o Museum Pass, o bilhete único de dá acesso a 60 monumentos e museus de Paris e evita filas.
Petit Palais:
Avenue Winston Churchill | 75008
Metrô: Champs Elysèes Clemenceau
www.petitpalais.paris.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
Carla Nogueira
Quanto custa o bilhete de acesso, consigo comprar na hora?
Rodrigo Lavalle
Carla, a entrada é gratuita para visitar a coleção permanente. Se estiver havendo alguma exposição temporário o preço do ingresso gira em torno de 10€.
ANE
Lina,
final do mês que vem vou a Paris com minha mãe. Por indicação sua já me programei para almoçar um dia no Petit Palais. Você saberia me dizer se tenho que fazer reserva? Obrigada
conexaoparis
Ane
Tem que fazer reserva. Amigas tentaram, em junho, sem reservas e não puderam entrar.
Ana Kaddja
Impossível não se apaixonar por Paris! Tudo é muito lindo!!
Faz um mês que chegamos e já planejamos a volta com mais calma para conhecer muitas outras coisas que ficaram de lado, como por exemplo o Petit Palais.
Lina, uma dica para quem lê seu blog: sempre que chegar a uma estação de RER procurar saber se tem outros terminais de compra de bilhetes.
No dia que fomos a Versailles passamos mais de uma hora numa fila para comprar o ticket do RER , pois a fila era enorme e a demora maior era porque muitos não sabiam muito bem como operar a máquina que vendia os bilhetes.
Depois de muito tempo um Senhor (usuário) chegou falando em inglês avisando que mais na frente tinha outros terminais que poderiam ser utilizados por quem estava naquela imensa fila.
O problema é que assim que você chega a estação de RER “PORT MAILLOT” só tem aparentemente um terminal de compra e recarga de bilhetes, isso faz com que muita gente pense que só tem aquele sem imaginar que andando mais um pouco vai encontrar outros.
Vou continuar viajando por aqui 🙂
conexaoparis
Ana Kaddja
Obrigada pela dica. Quem está acostumada como eu, não repara nestes detalhes.
Marilene - Porto Alegre
Com certeza é uma ótima sugestão e lá estaremos “rente que nem pão quente”. Obrigada pela sugestão preciosa como todas as da Conexão.
Eurídice
Lina querida
Chegamos em casa, com muitas saudades. Paris é realmente tudo de bom. Adorei a viagem e agradeço muito a você por esse blog que tanto acessei antes de ir, e que continuarei acessando sempre. Foi tudo maravilhoso. Fez um sol magnifico na semana que estivemos ai, não houve um contratempo sequer. Que arquitetura!!!! Que castelos!!!!!
Não sei se cruzo o atlântico novamente……quem sabe!
Um beijo e muito obrigada por tudo.
conexaoparis
Eurídice
Volte sempre ao blog e cruze o Atlântico de novo.