Se você já visitou a igreja Sacré Coeur e a Place des Tertres, vale a pena continuar o passeio e conhecer os vinhedos de Montmartre. A partir da Place Marcel Aymé, vire à direita na rua Girardon em direção à pequenina praça Dalida e a rua de l’Abreuvoir.

Pegue esta rua em direção ao Sacre-Coeur, que você está vendo no fundo, até a rua des Saules, em seguida vire à esquerda para chegar na rua Saint Vincent. Nesta duas ruas estão as vinhas de Montmartre que dão origem a um vinho.

Os vinhedos de Montmartre

Os vinhedos de Montmartre. Foto de Guillaume Cattiaux no Flickr

Eu nunca o provei, mas me diverte pensar que a prefeitura produz não sei quantas garrafas de vinho por ano com estas uvas urbanas. O vinho é vendido pela prefeitura do bairro e custa 40 euros. A colheita das uvas, ou seja les vendanges, acontece no mês de outubro com uma grande festa muito simpática. Se estiver em Paris nesta época não perca este evento.

Após ver as vinhas volte para a praça Marcel Aymée e pegue a rua d’Orchampt para chegar na praça Emile Goudeau, famosa graças ao Bateau Lavoir, um prédio que no início do século XX foi moradia e atelier de Picasso, Brancusi, Modigliani e tantos outros. Este imóvel pegou fogo em 1970 mas no seu lugar existe uma vitrine que conta a história do Bateaue de seus ilustres hóspedes.

A Place Émile Goudeau. Foto de Francisco J Gonzalez no Flickr

O site oficial para informações sobre a festa do vinho de Montmartre é: www.fetedesvendangesdemontmartre.com

Veja também em Montmartre:

Onde comer em Montmartre:

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris