Se você já visitou a igreja Sacré Coeur e a Place des Tertres, vale a pena continuar o passeio e conhecer os vinhedos de Montmartre. A partir da Place Marcel Aymé, vire à direita na rua Girardon em direção à pequenina praça Dalida e a rua de l’Abreuvoir.
Pegue esta rua em direção ao Sacre-Coeur, que você está vendo no fundo, até a rua des Saules, em seguida vire à esquerda para chegar na rua Saint Vincent. Nesta duas ruas estão as vinhas de Montmartre que dão origem a um vinho.
Eu nunca o provei, mas me diverte pensar que a prefeitura produz não sei quantas garrafas de vinho por ano com estas uvas urbanas. O vinho é vendido pela prefeitura do bairro e custa 40 euros. A colheita das uvas, ou seja les vendanges, acontece no mês de outubro com uma grande festa muito simpática. Se estiver em Paris nesta época não perca este evento.
Após ver as vinhas volte para a praça Marcel Aymée e pegue a rua d’Orchampt para chegar na praça Emile Goudeau, famosa graças ao Bateau Lavoir, um prédio que no início do século XX foi moradia e atelier de Picasso, Brancusi, Modigliani e tantos outros. Este imóvel pegou fogo em 1970 mas no seu lugar existe uma vitrine que conta a história do Bateaue de seus ilustres hóspedes.
A Place Émile Goudeau. Foto de Francisco J Gonzalez no Flickr
O site oficial para informações sobre a festa do vinho de Montmartre é: www.fetedesvendangesdemontmartre.com
Veja também em Montmartre:
- Como subir até a igreja Sacré Coeur
- O Moulin Rouge e Abbesses
- Um caminho alternativo para subir até a igreja da Sacré Coeur
- Os turistas acham a Sacré Coeur linda. E os parisienses?
Onde comer em Montmartre:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
73 Comentários
Sonia Pompermaier
que delicia!!! ja havia feito o roteiro alternativo completo mas juro que nao vi o vignoble!!! fiz hoje!! frio mas com sol!!1 MARAVILHA!!!
Débora
Lina, parabéns pelo seu blog ! Vou à Paris de 7 a 13 de Outubro e já comprei o seu guia. Adoro suas dicas sobre a cidade. Entrei no site oficial da festa da colheita e realmente diz que vai ser de 9 a 13 de Outubro. Vc sabe se tem alguma programação noturna nos dias da festa? Onde elas acontecem? Que horas vale a pena chegar em Montmartre nesses dias? Bjs.
Lina
Débora
Você tem os fotos de artifício: http://fetedesvendangesdemontmartre.com/evenements/le-feu-de-lamour/
E o desfile: http://fetedesvendangesdemontmartre.com/evenements/grand-defile-la-parade-des-postiers/
Nos links acima você acha os horários.
Elinôra Martins
Que pena… a festa acontece de 9 a 13 de outubro e chegaremos à cidade no dia 15! Será que ainda tem alguma comemoração rolando? Parabéns pelo blog. Estou me deliciando com ele e como tantas outras pessoas servirá como nosso guia na cidade Luz.
Lina
Elinôra
Não temos ainda as datas da festa deste ano.
Letícia
Linha dá para conciliar Monmatre e Torre Eiffel no mesmo dia, vou descer em Anvers ou Pigalle e vou na sacrocouer , praça marcel aimée, bar da amelie e moulin rouge depois pego o metrô em Blanche até o trocadeiro para subir na torre. Pensei neste roteiro pois vou comprar o paris museum e essas atrações não fazem parte. Existe outra sequencia melhor ou mais alguma coisa que posso incluir nesse trajeto.
Leandro
Oba! Já que você respondeu, vou abusar: tem alguma boa dica de programa noturno por lá? Pode ser um barzinho bacana, daqueles que rolam jazz ou simplesmente um “pé sujo” antigo, daqueles que têm histórias para contar e cabem em orçamentos mais apertados. Só não vale o Moulin Rouge e afins!
Mais uma vez, muito obrigado.
Lina
Leandro
Programa noturno em Montmartre, não é?
Eu gosto muito do endereço abaixo, um dos mais divertidos desta área.
http://www.divandumonde.com/
Leandro
Olá, Lina,
Vou para Paris em meados de novembro e, é claro, Montmartre está no nosso roteiro. Você acha que dá para conciliar com o Mercado de Pulgas no mesmo dia? Ou melhor: o mercado de pulgas vale a pena ou é melhor ficar em Montmartre mesmo? Estamos pensando em ir num domingo…
Muito obrigado!
Lina
Leandro
Vá ao mercado das pulgas de manhã, almoce la no Ma Cocotte (ainda vou escrever artigo) e de tarde vá para Montmartre. Ótimo programa.