A superfície de Paris é de 105 km2. Para se ter ideia, Berlin tem 889 km2 e Londres, 1579 km2. É uma cidade pequena, ideal para se conhecer a pé ou de bicicleta, acessível à pé de todos os pontos do seu espaço. Nenhum local não é distante de mais de 5 km do seu centro geográfico que se situa em frente à Catedral da Notre Dame.
A cidade é estruturada por duas grandes divisões. A primeira os belos bairros do oeste contra os bairros populares do leste da capital. Os contrastes sociais são bem visíveis entre a avenue Montaigne e o boulevard Barbès, entre a grande burguesia e os trabalhadores imigrantes.
A segunda divisão é dada pelo rio, a rive droite (a margem direita) e o mundo dos negócios, do comércio de luxo, das grandes joalherias e a rive gauche (a margem esquerda) da cultura, da Sorbonne e do mundo literário.
Este sistema de divisões estrutura e ordena o espaço da cidade. A divisão leste/oeste é equilibrada, apesar do “emburguesamento” da região da praça da Bastille. A divisão rive droite/rive gauche é desproporcional, a segunda representando só 35% do espaço.
Na representação turística da cidade, Paris é a rive gauche com o Quartier Latin, Saint Germain, a Sorbonne e a Torre Eiffel. Mas na realidade, Paris é antes de tudo rive droite. A margem direita contribui muito mais para a construção da imagem da capital francesa.
Este sistema de oposições e a divisão da cidade em bairros numerados faz parte do mapa mental de todo parisiense. Morar no 19 ou no 16 não tem o mesmo valor. O contraste é evidente entre a bela arquitetura com seus imóveis de pedra e fachadas esculpidas dos bairros 6, 7, 8, 16 e as fachadas sem ornamentos dos prédios pintados de branco do 10, 18, 19.
Estas divisões e esta maneira de perceber a cidade são tão importantes que o endereço do domicílio pode influenciar de maneira positiva ou negativa a seleção de candidatos a um emprego. Ao indicar seu domicílio o parisiente já fornece um perfil social e econômico que poderá agradar ou não o empregador.
Para maiores informações sobre Paris leiam o excelente livro dos sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, Paris Mosaique, editora Calmann Lévy.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
273 Comentários
Lídice
Primeiro, parabéns pelo Blog! Super completo!
Vamos a Paris em abril/18 e reservamos um apart em Montrouge. O que dizem do bairro? É seguro?Há transporte do CDG fácil?
Rodrigo Lavalle
Lídice, Montrouge não é um bairro de Paris e sim uma cidade ao lado. É segura mas longe do centro turístico de Paris, você terão sempre que utilizar o metrô para se deslocar, no seu caso será a linha 4, que é rápida e prática para o turista pois corta Paris de norte a sul.
Mery Fraga
OLA! VOU A PARIS NUM BATE E VOLTA.. QUERO IR A TORRE EIFFEL NUM DIA E A DISNEY NO OUTRO RESPECTIVAMENTE. QUAL LOCAL PARA SE HOSPEDAR QUE FIQUE PERTO DOS DOIS. CHEGO E VOLTO PELO CDG!
OBRIGADA!
Rodrigo Lavalle
Mery, a Disney fica fora de Paris, ou seja, impossível se hospedar perto dos dois locais. Sugiro que você fique próxima ao Arco do Triunfo pois na estação mais próxima (Charles de Gaulle – Étoile) você pega o metrô linha 6 para ir à Torre Eiffel e o trem RER A4 para ir à Disney.
Ana Lídia camelo
Gostaria de obter opinião sobre a 8a arrondssement. É uma região boa P se hospedar? É perigosa? Centralizada? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Ana, no geral é um bairro nobre e bem localizado (a avenida Champs Élysées fica nele), algumas partes são um pouquinho mais afastadas do “centro turístico” da cidade mas isso se resolve fácil com o metrô.
Abraços.
Ubiratan Collar
Queria fazer um bate e volta à Colônia na Alemanha. Será que consigo passagens de trem no local para ida e volta no mesmo dia? Obrigado…
Rodrigo Lavalle
Ubiratan, um bate e volta Paris-Colônia pode ser cansativo pois a viagem de trem leva por volta de 3h15. Pesquise horários e preços nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en. O ideal é comprar com antecedência pois o preço das passagens vai aumentando à medida que a data da viagem se aproxima
Abraços.
Patricia Brito
Rodrigo ,muito obrigada por sua atenção . Agora tenho certeza de que fiz uma boa escolha para me hospedar.
Patricia Brito
Boa noite Rodrigo,desde que marquei minha viagem não consigo parar de ler o blog !!! No mais gostaria de sua orientação , chego em Paris em 03/12/2015,onde ficarei até 13/12/2015,ficarei no Hotel Best Western Aramis Saint-Germain,124 rua Rennes,75006. Este é um bom local para me deslocar a pé ? É uma região segura ? Estou um pouco apreensiva pois será a minha primeira vez na cidade.Desde já agradeço a sua atenção .
Rodrigo Lavalle
Patrícia, não se preocupe. A região é central, segura, animada e simpática. Veja o vídeo que fizemos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2015/06/26/a-regiao-de-saint-germain-em-paris/.
Abraços.