Paris possui duas óperas: a Opera Garnier e a Opera Bastille. Esta última não é amada pelos parisienses apesar da sua excelente qualidade acústica.
A Opéra Bastille, situada na praça da Bastille em Paris, foi inaugurada em 1989. Até então Paris possuía só uma ópera – Opéra Garnier – insuficiente diante da demanda cultural da capital francesa. Foi o presidente Mitterand que decidiu a construção de uma segunda ópera.
O projeto vencedor foi do arquiteto Carlos Ott. A Ópera Bastille possui uma acústica excelente e um dispositivo de tradução simultânea projetado em uma tela colocada ao lado do palco. Este dispositivo é essencial para a compreensão dos espetáculos.
Assim como para a Ópera Garnier, você pode também visitar a Ópera Bastille (clique aqui para mais informações).
Os parisienses apreciam a qualidade acústica mas não gostam do projeto nem da decoração interior da Ópera Bastille. A consideram fria, com uma desagradável assimetria na fachada. Durante anos de convívio com os franceses, escutei muitas vezes o seguinte comentário: nesta sala, me sinto como se escutasse música no meu banheiro.
A ópera foi construída no lugar de uma antiga estação ferroviária e o viaduto, que conduzia os trens até a antiga estação, existe ainda. Ele foi restaurado e hoje acolhe, nas lojas do térreo, todos os grandes nomes do artesanato francês. E a parte superior, onde se encontravam os trilhos, foi transformada em jardim suspenso, a famosa Promenade Plantée de Paris.
A histórica praça da Bastille foi o palco de momentos importantes da vida francesa. Mas a coitada é muito feia e a construção da nova ópera não melhorou em nada a situação. De acordo com um amigo muito crítico, esta praça mereceria um Barão Haussmann. Este último, na segunda metade do século XIX, destruiu uma parte da Paris medieval para construir a cidade que hoje nós conhecemos.
Agora, em 2019, a praça da Bastille está passando por uma super reforma que promete deixá-la mais bonita e pedestre-friendly. Estamos esperando ansiosos.
Opéra Bastille: place de la Bastille, 75012. Metrô Bastille, linhas 1, 5 e 8.
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
José Araujo Neto
A acústica aí é maravilhosa, mas as montagens….. A última foi Aida de Verdi, uma montagem de se revirar no túmulo. Mas pode-se fechar os olhos e apreciar o que há de melhor, a acústica.
Jacqueline
Na próxima vou à Bastille. Cansei das poltroninhas apertadas da Opera Garnier.
Anna
Eu gosto do ambiente deste teatro… eu vejo gente de todas as idades e todas classes sociais. Eu acho que o fato de ser um teatro moderno (combinado com os “forfaits” propostos pelo Opera de Paris e as facilidades para estudantes) democratizou um pouco a Opera. Tem gente jovem, tem gente velha, tem gente bem vestida, tem gente de jeans, tem gente que toma champanhe no intervalo, tem gente que tira o sanduíche da bolsa (sério!). A unica coisa em comum é que todo mundo curte opera mesmo, e nao é raro aplausos e gente gritando “bravo” de pé no meio do espetaculo.
Eymard
Como não sou francês posso dizer que acho sensacional assistir uma Opera na Bastilha. Mais confortável e com excelente qualidade sonora.