Os parisienses são implicantes e exigentes. Eles acham o Centre Georges Pompidou orgânico – canos parecendo tripas – as colunas do artista plástico Buren no Palais Royal fora do contexto e a igreja Sacre Coeur de Montmartre horrorosa.
Da janela do meu quarto eu tenho uma vista direta da Sacre Coeur. Meus amigos brasileiros adoram, sobretudo à noite quando, iluminada, ela parece flutuar.
Quando eu cheguei aqui, como todos os turistas, eu gostava da Sacre Coeur. Com o passar do tempo fui educando o meu olhar e acabei como todos os parisienses. Eles dizem que as suas formas redondas, referência a um estilo romano e bizantino, não são elegantes e contrastam com a herança da idade média, o estilo gótico da bela Notre Dame de Paris.
Às vezes penso que afinal de contas ela não é tão feia e o que aconteceu é que fiquei implicante.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Ivana
Eu achei linda, gostei muito de estar lá mais que na Notre Dame onde senti medo da escuridão. Também consegui uma elevação maior. Voltaria lá com bastante entusiasmo.
Nana Carvalho
Gostaria que retificassem os erros de ortografia (não combinam com a qualidade desse blog).
Quanto ao conteudo, vou ter que concordar… Prefiro por exemplo, a beleza e a história de igreja de la Madeleine, no 8eme. Mas não se deve deixar de visitar Montmartre, claro.
Rodrigo Lavalle
Nana, obrigado pela sugestão.
Ingryd
Jura que vc não a acha bonita? Eu a acho linda! =/ Notre Dame é linda também, mas dá mais medo hahahahaha
elenice
Olá, estou em Paris até dia 16, gostaria muito de visitar Roland Garros, gosto muito dos posts de vcs, mas não achei nada atual… Estou na Rua Lhomond, e prefiro onibus do que metro… obrigada Elenice
Rodrigo Lavalle
Elenice, Roland Garros está fechado para visitação pois está em reformas. Leia nosso artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/17/visita-guiada-roland-garros-e-museu-tenis.
Abraços.
Otavio A Leandro
Sobre Sacre Coeur, um amigo estava tirando fotos, o que ele não viu que era proibido, mas havia muitos turista fotografando e até filmando, então veio um funcionário e começou a gritar alto, eu na defesa fiz o mesmo e ele murchou, dai veio uma senhor falando português e disse o que estava havendo, disse o ocorrido e ela disse que era proibido tirar fotos, eu disse se não era proibido gritar com visitantes, ela disse, sinto muito, então disse que queria falar com a pessoas responsável pela igreja, ela disse que não estava, então disse pra ela que ia reclamar nos meios mais altos, ela disse, então faça, e eu fiz, reclamei na embaixada.
Claudia
Estou em Paris pela primeira vez, gostaria que o amigo que disse que aqui está cheia de gente estranha se explicasse melhor !! O que é gente estranha pra você ? Negros ambulantes tentando ganhar o pão de cada dia? Refugiadas tentando sobreviver ? Aqui tem problemas sociais como qualquer cidade grande pelo mundo. Não tem nada de estranho nisso.
Cada uma viu …
Julianna moura
Vou a Pqris agora depois do Natal, fico até dia 02/01/16. Quais chocolates ou chocolaterias me recomendam? Será que vale a pena passar o dia 01/01 em Londres? Só p conhecer mesmo, já q em Paris vai estar tudo fechado mesmo. Obrigada desde já.
Rodrigo Lavalle
Julianna, bons chocolatiers/lojas de chocolate em Paris:
– https://www.conexaoparis.com.br/2014/10/08/j-p-hevin-chocolates-e-algo-mais/
– https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/09/paris-capital-do-chocolate/
– https://www.conexaoparis.com.br/2013/03/06/esculturas-de-chocolate-em-paris/
– https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/17/barras-de-chocolate-alain-ducasse/
Nem tudo está fechado em Paris no dia 1° de janeiro! Leia nosso artigo com dicas do que fazer nesse dia: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/11/paris-dias-25-dezembro-e-1-janeiro. Uma boa opção é o passeio de barco pelo Sena para o qual vendemos ingressos aqui no blog: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/ingresso-para-passeio-de-barco-pelo-rio-sena.
Abraços.
Rogerio Figueiredo
Estive em Paris em julho de 2015, os franceses que me perdoem, mas Paris perdeu quase todo charme, já não é a mesma de 1988 quando lá estive pela primeira vez. Agora ví muita desordem, tumulto e transito sem controle, excesso de vendedores ambulantes, muita gente estranha, monumentos sem conservação, preços exorbitantes, bastante sujeira e pela primeira vez senti MEDO da cidade… Agora, quando retornar à França não vou mais a Paris, vou em busca do charme perdido no interior, quem sabe, por lá encontro o charme que encontrei em muitas cidades de Portugal: Porto, Aveiro, Coimbra…
ROSE
Oi!
Estive em Paris,em setembro de 2014 e volto amanhã,dia 8 de setembro e ficarei novamente em Montmartre,no Mercure,bem pertinho do boulevard du Clichy e da Place.Em momento algum,me senti ameaçada por africanos,aliás,eles foram até muito gentis comigo e com minha mãe.Deve ser porque nos parecemos muito com eles?Mas,subir escadas não faz o meu gênero e eu preferi ir de bondinho.A vista é incrível e acho que
toda a cidade de Paris,é mágica
Clovis Junior
Gostaria de saber sobre a segurança nas imediações da catedral. Também, queria saber a vista à catedral é paga.
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Clovis, fique atento aos vendedores de pulseirinhas que ficam aos pés da colina onde se situa a catedral. A entrada é gratuita.
Abraços.