Meus amigos brasileiros me perguntam com frequência se é preciso ou não deixar gorjeta nos restaurantes em Paris.
Na verdade, a gorjeta já está incluída na conta (15%). Mas se você foi bem servido e o garçom foi correto, deixe um agrado suplementar. A regra é mais ou menos 5% de gorjeta suplementar.
É claro que nos excelentes restaurantes os garçons são amáveis (demais) e a conta cara (demais). Se você se encontrar nesta situação a gorjeta suplementar será em função da sua conta no banco.
Conheça nosso guia Paris: Restaurantes e Outras Delícias, que traz nossa seleção de restaurantes em Paris, além de bares, queijarias, chocolaterias, patisseries, cafés, entre outros. À venda na nossa lojinha.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
31 Comentários
merv
Numa época de aperfeiçoamento de conceitos arcaicos, este conceito de “gorjeta” deveria ser erradicado. Afinal de contas é obrigação do estabelecimento fornecer um bom serviço. E pasmem, garçons, carreadores, atendentes, etc.. fazem algo que é extensão deste serviço, portanto devem ser melhor remunerados pelos empregadores – estabelecimentos. Não devemos ser tratados melhor por que damos boas gorjetas, temos que ser tratados melhor para que voltemos, isto tem que ser o princípio do modelo de negócio do estabelecimento. Muitas pessoas ainda tem arraigados estes conceitos de subserviência (garçom) patronal (clientes), que de um lado favorece aos que para afagar seu brio deixam boas gorjetas e outros que para contemplar esta gorjetas desfavorecem outros clientes no mesmo estabelecimento.
Danielle
Olá! E nos demais serviços? Nos EUA tem gorjeta pra arrumadeira do hotel, pro taxista, pra todos. Na França também?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Danielle, não tem.
Fau
rodrigo,
Trabalho em restaurante e já vi você mencionat varias vezes em diversos Posts o fato da gorjeta está incluída na conta. E o pour boire ser um trocado a mais. Esta informação é errônea. A taxa incluída na conta é uma taxa de servico (20% para comida e 10% bebidAs) e esta tAxa fica para o resraurante. O pour boire é a gorjeta e não apenas um “trocado a mais” pro garcom.
Rodrigo Lavalle
Fau, não fui eu quem escreveu os artigos mas obrigado pela correção. Você poderia explicar qual é o valor de praxe do “pour boire”?
Abraços.
Fátima Regina Rodrigues
Minha morava em Paris para fazer mestrado e trabalhou como garçonete por um tempo, ela me dizia da importância da gorjeta e como ela complementava o salário que era muito baixo. A gorjeta já entrava como se fosse parte deste salário e todos os funcionários esperavam por ela.Em diversos restaurantes e cafés são estudantes que trabalham como garçons e garçonetes e para eles faz toda a diferença.
Stela Michielin
Bom dia,
Sempre soube que na França taxa de serviço e gorjeta são coisas diferentes. No Brasil que se tem o hábito de dizer que a taxa de serviço de 10% é para o garçon ( será que toda a atenção que ele nos deu vale só 10%?). Voltando à França les services compris são para as despesas do restaurante ( coisas quebradas, levadas como souvenir, etc) e a gorjeta é para o garçon e o valor é a critério do cliente.