O parque La Villette com seus museus, jogos, cinemas e restaurantes é um dos passeios interessantes e obrigatórios se estiver em Paris com as crianças. Saiba mais sobre ele.
Eu escrevi dois artigos citando o parque La Villette. O primeiro sobre La Géode, uma das maiores telas de cinema do mundo. Outro sobre um festival de música que se passa nos jardins do La Villette. Percebi que faltava um post mais detalhado sobre esta famosa La Villette.
Em 1974 os abatedouros de la Villette, situados na periferia norte de Paris, pararam de funcionar. O Estado decidiu criar, neste espaço de 55 hectares, um conjunto arquitetônico dedicado à música, um Museu Nacional das Ciências e das Tecnologias e um parque aberto à todos.
- Le Parc de la Villette é um imenso jardim aberto ao público o ano inteiro. Neste parque são programadas manifestações como exposições, concertos, circos, festivais, exibições de filmes ao ar livre, etc.
- Le Jardin des Dunes et des Vents é um playground para crianças de até 13 anos. Cada faixa etária tem seu espaço especialmente criado.
- La Cité des Sciences et de l’Industrie é um museu que mostra o mundo em constante mutação, à partir do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
- La Cité de la Musique propõe iniciar o público à descoberta da música. São salas de concertos e um Museu da Música com 900 instrumentos vindos desde o século XVII até nossos dias.
- La Philharmonie de Paris é consagrada à música sinfônica e possui 3 salas de concertos, salas de ensaio, espaço para exposições temporárias, um museu da música e uma midiateca.
- La Grande Halle de la Villette é o prédio-galpão onde funcionavam os abatedouros. Hoje em dia serve de espaço para exposições, grandes shows de rock e festas.
- Le Zénith é uma espécie de ginásio que também serve para apresentações e shows de rock.
- Le Trabendo é uma pequena casa para shows mais intimistas.
- La Géode, o cinema gigantesco, leiam um artigo só sobre ela aqui.
Veja nosso vídeo sobre o La Villette (clique aqui) e leia também nosso artigo sobre a região parisiense onde ele fica, o 19° arrondissement de Paris.
Informações práticas
La Villette: 30 avenue Corentin Cariou, 75019 Paris. Metrô linha 5 estação Porte de Pantin ou linha 7 estação Porte de la Villette.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
59 Comentários
Leila
Olá, Rodrigo,
Sempre acompanhando dicas suas e da Lina sobre Paris e arredores, estou indo em novembro, você acha que vale a pena ir na villete, no Monceau ou Bois de Bologne nesta época? Fico pensando no clima ( vento/chuva), se atrapalha o passeio.
Abraços
Leila
Rodrigo Lavalle
Leila, no Villette vale a pena pois, como dissemos no artigo acima, há muita coisa a fazer.
Letícia Pacheco
Olá! Gostaria de saber em qual zona está a Estação Porte de La Villette? Se eu comprar o Passe de metrô que engloba as zonas 1, 2 e 3 poderei ir até a estação Porte de La Villette?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Letícia, Porte de la Villette está na zona 1. Mas, para o metrô, mesmo se as estações estão fora da zona 1, você pode usar o ticket mais barato, o t+ que custa 1,90€.
Gabriela Maciel
Olá, bom dia!
Eu e meu marido estamos indo pra França em dezembro com nossa filha de 7 anos. Não falamos francês. Mas no meu roteiro está passar o dia na Cité des Sciences e Cité des Enfants . Gostaria de saber se há áudios em português lá e, caso não, se ainda assim minha filha conseguirá brincar.
Rodrigo Lavalle
Gabriela, não há audio-guias em português. As exposições temporárias voltadas para crianças são mais intuitivas.
Aline
Eu estou indo para Paris com 3 crianças e por isso estou encontrando dificuldade em encontrar hotéis. Vi um hotel que eu acho que ficaria perto de La Villete, o Aparthotel Adagio Paris Buttes Chaumont (3-5 Cours du 7eme Art, Paris, Paris, 75019o ). É perto mesmo?? E em termos de locomoção é muito ruim?? Obrigada, Aline
Rodrigo Lavalle
Aline, esse hotel não fica tão perto de La Villette e fica bem longe do centro turístico de Paris. Vocês teriam sempre que se deslocar de metrô, contando meia hora em cada trajeto hotel-centro. Sugiro que você procure um hotel mais próximo do centro.
Leia esse artigo sobre as regiões de Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/22/em-qual-regiao-se-hospedar-em-paris/ e esse outro sobre apart-hotéis em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/encontre-tambem-dormir/apart-hoteis-em-paris.
Temos também um artigo sobre hotéis com quartos para 3 ou mais pessoas: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/09/hoteis-quartos-para-3-ou-mais-pessoas.
Abraços.
GIOVANA
Olá Rodrigo!! Eu de novo… Que bom poder contar com vocês pra organizar minha viagem!! Até porque sou daquelas que curte demais também cada etapa do planejamento e preparativos!! Estou com outra dúvida: Vi que no La Cité des Sciences et de l’Industrie tem a Cité des Enfants. Mas não ficou claro pra mim se o Museum Pass vale para a Cité des Enfants também… Parece que para La Cité des Sciences et de l’Industrie vale. Poderia me ajudar com esse esclarecimento? Obrigada mais uma vez! Grande abraço!
Rodrigo Lavalle
Giovana, não consegui entender como funciona a questão dos ingressos para a Cité des Enfants. Creio que o MP não pode ser utilizado. Sugiro que você se informe no dia da visita na bilheteria do local.
Abraços.
Angela Ferraz
Para ir para La Villete e Versailles qual ticket de metrô devo comprar?
Rodrigo Lavalle
Angela, para ir à La Villette compre o ticket comum de metrô que custa 1,80€ pois o parque fica dentro de Paris.
Para ir à Versailles compre o ticket “Origine – Destination” sendo “origine” a estação na qual você estiver e “destination” a estação Versailles – Rive Gauche. Para o ticket de volta faça o contrário.
Abraços.
Diva Abreu Barbosa
Olá, vou para Paris uma vez por ano há pelo menos 10 anos e estou sempre obtendo aqui boas dicas. Vou voltar agora em maio e desta vez finalmente vou realizar um desejo antigo de conhecer La Villette e seus arredores. Há alguma boa indicação de restaurante por lá?
Rodrigo Lavalle
Diva, não conhecemos nenhum restaurante em particular no parque ou naquela região. Na avenida onde fica a entrada principal do parque há muitos cafés e brasseries.
Abraços.
Walter Armando Martinelli
Gostaria de parabenizar voces . Já estivemos 13 vezes na França e, com isso, em Paris, entretanto cada vez mais sinto que voces mostram que ainda há lugares em Paris que se escondem de nós viajantes, e voces nos mostram e atiçam nossa curiosidade Estamos indo pela 14a. vez e por conta de seus post’s iremos conhecer lugares nunca dantes visitados ( Só estou estranhando um pouco o alto custo atual dos hotéis) Obrigado pelas dicas sempre ótimas
Rodrigo Lavalle
Walter, obrigado pelos elogios.
Abraços.
lilian
Boa noite,
Estou em dúvida em ficar no Hôtel du Home Moderne que está localizado a 15 minutos a pé do centro de exposições Porte de Versailles, em frente ao Parc Georges Brassens,ou Hôtel Terminus Orléans , no 14o.distrito. O que é melhor?
Muita grata,
Lilian
Rodrigo Lavalle
Lilian, o Hôtel Terminus Orléans fica mais próximo de uma estação de metrô onde passa a linha 4 (linha bem prática para os turistas).
Abraços.
Ana Carolina
Oi Rodrigo!
Vou à Paris pela primeira vez (sozinha) e seu blog tem sido muito útil, dicas preciosas. Tinha decidido me hospedar no St Christopher’s Gare du Nord, 5 rue de Dunkerque, 75010 mas como vi que a região não é muito amistosa pra uma mulher andar sozinha a noite desisti. Agora estou em dúvida entre o St Christopher’s Canal 159 Rue Crimee, 68-74 Quai de la Seine, 75019 (La Villete) e o The Loft, 70 Rue Julien Lacroix, 75020 (Belleville), você poderia me dizer qual é mais seguro? Não me importo de pegar metro pra ir nos museus etc, o que me preocupa é realmente a segurança. Agradeço desde já, ótimo blog!
Rodrigo Lavalle
Ana Carolina, o St Christopher’s Canal 159 Rue Crimée é bem legal. A região é jovem e animada.
Abraços.