Dentro do metrô em Paris
O metrô de Paris é um formidável meio de transporte. Rápido, as estações são próximas umas das outras, fácil e relativamente seguro.
O outro lado da moeda é que ele é triste, cheira mal e os usuários estão sempre com cara de sono, indiferença ou mal humorados. Difícil ver pessoas conversando dentro do metrô. Pessoas rindo felizes, uma raridade. É assim e eu não sei explicar porque. Estão todos apressados indo para o trabalho? Ninguem fala porque é apertado e promíscuo? Faz parte da cultura francesa não incomodar o seu vizinho com uma conversa que só interessa você?
Músicos tocam, ninguém olha ou reage. Mendigos fazem um discurso pedindo dinheiro, silêncio total. Loucos entram e saem, não são nem percebidos.
Por isto gostei do vídeo acima. Os músicos são excelentes. No início, indiferença total. Aos poucos as pessoas ousam pequenos sinais de confraternização, olham assim de lado, marcam o compasso. Só um irredutível que continua fazendo palavras cruzadas de costas até o fim.
No final, aplausos! Eu nunca vi uma cena como esta no metrô!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
Daniela
Tinha até um “DE NOVO, DE NOVO” em português no final do vídeo, muito legal, aqui no Rio nem tem ng tocando, em NY tinha um cara na estação perto do hotel que tocava bossa nova no sax, lindo!
conexaoparis
Patsy
Ótimo você tocar neste assunto. O Brasil é limpíssimo. O metrô de São Paulo, do Rio, são limpos. As nossas rodoviárias são limpíssimas.
Quando digo à amigos que o Brasil é mais limpo que a França eles se assustam.
Patsy
eu acheio metrô de Paris bem caidinho mesmo, até porque o metrô de Sampa é maravilhos, limpo, rápido, pena que é tão lotado em alguns picos de horários e que não há linhas suficientes para atender a todos, mas o serviço é bom!
abs
conexaoparis
Dé.
São ótimos. O nível é sempre é muito baixo mas às vezes encontramos pérolas raras.
Dé
Simplesmente sensacional!!! Preciso pegar mais a linha 1 pra ver se encontro esses caras…. Mas não da’ para compara o nivel deles com o nivel dos que tocam habitualmente no metrô, né Maria Lina?
Tem um carinha no violão que sempre vejo na estação Duroc quando volto do meu curso de yoga (20h45) . As vezes da’ até vontade de perder o metrô de proposito so’ para ouvi-lo tocar. 🙂
Europe Calling
Muito bom..tudo o que foi dito o post subscrevo..
Abraço
conexaoparis
Talvez tenham reagido porque estavam sendo finalmados…
Celinho
Tudo isso é verdade, mas acho que a areaçao nao teria sido tao boa se nao fosse na linha 1, ou seja, numa das mais frequentadas por turistas.. E tbm pq é tao raro ver alguem tocando/cantando bem no metro..rs
Abç